domingo, 14 de setembro de 2008

Último dia de Regatas

As regatas acabaram ontem.

Ficamos em nono, a 20 pontos de distância do décimo e aos mesmos vinte pontos do quarto, ou seja estávamos tão perto de ficar em 4 como em 10.... O 9 soube um bocado a pouco (os lugares com diploma são a partir do oitavo) depois de todo o investimento que fizemos e de vermos que estávamos a andar de igual para igual com outras equipas que ficaram melhor posicionadas. Durante o campeonato fomos evoluindo e conseguimos ir tirando melhores lugares. Foi pena o banco eléctrico do Bento ter avariado durante o inicio da primeira regata de ontem pois ainda se poderia ter recuperado qualquer coisa.

Mas o que conta é que estamos todos bem e animados. Tem sido um tempo memorável que irá ficar para sempre nas nossas memórias. Empenhamo-nos, esforçamo-nos e fizemos o melhor que conseguimos. Saímos daqui com a consciência tranquila do dever cumprido.

Os Estados Unidos foram os justos vencedores, a Austrália ficou em segundo e o pódio foi completado com a equipa Canadiana. Foram sem dúvida as 3 tripulações que velejaram melhor durante este evento. Para mais informações sobre a classificação geral consultem: http://results.beijing2008.cn/WRMP/ENG/INF/SA/C74A/SAX003000.pdf

O timoneiro do SKUD 18 dos USA é o Nick Scandone que foi campeão dos USA de 470 e foi Rolex "man of the year"em 2005 (já como velejador deficiente). Está na fase terminal de uma doença neurodegenerativa. É uma óptima pessoa e ele e a mulher têm vivido estes dias de uma forma muito intensa. Vejam só o que eles dizem sobre o momento que estão a passar:

Nick Scandone no seu blog (http://www.alove4sailing.com/), entrada de 11 de Setembro: "This experience has been somewhat overwhelming. At the dock before the first race I had about a 10 minute moment of tears realizing that after all this time the racing was about to begin and I had officially survived to compete at the games. It’s hard to describe what I was feeling but it was definitely a sence of accomplishment".


Leiam também em: http://www.isaf.org/24991.php

Ontem foi ainda o dia da emocionante cerimónia de entrega de medalhas no cais, seguida de um espectáculo no estádio universitário e finalmente voltamos para a aldeia olímpica para um cocktail de confraternização. Uma correria de um lado para o outro com sabor a fim de festa, com os habituais abraços de despedida, trocas de equipamentos, e promessas de se manter o contacto. Os nossos chapéus do Bicas fizeram um sucesso que nem imaginam. Na impossibilidade de podermos oferecer a todos já se contentavam com o poder tirar uma foto com ele na cabeça.

8 comentários:

Anónimo disse...

Que maravilha!!!...Que experiência fantástica essa, que vocês têm tido o privilégio e o mérito de estarem a passar!... Estamos todos cheios de saudades! Admiro-vos muito a todos! OBRIGADA por todo esse testemunho de alegria, empenho e dedicação a um SONHO, que graças a muito trabalho e alguns sacrifícios, conseguiram alcançar! Boa viagem de regresso! Venham depressa e...PARABÉNS!!! Isabel Doria

Anónimo disse...

Seja lá o lugar que for, tudo valeu a pena, quanto mais não seja pela realização do sonho e das experiencias vividas.Pela descrição que fazem o convivio entre equipas deve ter sido extraordinário! aproveitem estes ultimos dias para ver a china com olhos de turista, já que até agora a vossa concentração estaria a 100%nas provas.
abraço a todos e parabens

Anónimo disse...

Muitos parabens a toda a equipa. O povo Portugues agradece. Os homens (e mulheres) do Norte agradecem duplamente. Biba!! Um abraço e beijinho: Luisa e Francisco

Anónimo disse...

Só hoje soube deste blog :-(
Anyway, parabéns, parabéns parabéns.

y saludos desde el nuestro Douro,
joão

Anónimo disse...

Muitos Parabéns!!! Seja em quarto ou em nono, voçês deram o vosso melhor e a verdade é que ficaram bem perto do pódio! Estamos cheios de saudades vossas e muito orgulhosos por voçês!
Um beijo grande e um forte abraço,
Marta e André

João Menéres disse...

Luisa e Bento,
Pelo facto de estarem presentes nestes Jogos, já tinham o lugar no Podium!
Bom regresso à Invicta.
Beijos e abraços para todos (consoante o género - rs,rs,rs)

Anónimo disse...

Parabens pela prestação digna de todos os atletas.
Sinto-me muito orgulhoso, aliás como demonstro no meu blog ;)

Cumprimentos a todos!!

Anónimo disse...

Parabéns aos atletas e sua equipa porque para nós já são campeões!
Obrigada por este blog que nos permitiu acompanhar e apoiar a equipa, ficamos à espera d poder acompanhar as proximas provas ainda q ñ sejam os paralimpicos :)
beijinhos
Maria Ana Sousa Guedes