terça-feira, 16 de setembro de 2008

Chegada a Pequim

Ontem chegamos a Pequim para nos juntarmos a equipa paralimpica portuguesa nesta recta final do Jogos. Foi dificil a despedida de Qingdao, mas depois de um dia aqui, cada vez mais achamos que valeu a pena! Esta aldeia e um pouco.... :-) maior que a nossa...passamos de um aldeia com 200 pessoas para uma com cerca de 3000 e passamos de uma sala de refeicoes de um hotel para uma tenda gigante onde cabem cerca de 3500 pessoas sentadas. Nao paramos de abrir a boca de admiracao por tudo o que vemos! Tantos atletas, tantos paises, tantas ruas, tantas casas....
Hoje aproveitamos para ir ver o estadio olimpico, "o ninho " e podemos assistir a algumas finais de atletismo. Foram batidos dois recordes do mundo! E dificil descrever o que se sente quando se entra neste estadio, e toda a sua envolvente. E magnifico e imponente e as pessoas por aquelas bandas paraecem formigas...milhares e milhares...

A seguir fomos de metro ate a praca Tianamen e a Cidade Proibida. A viagem de metro foi uma experiencia bastante positiva pois apesar de o percurso exigir a mudanca em 4 linhas, desde a saida ate ao destino fomos sempre passando de voluntario em voluntario que comunicavam uns com os outros, nos indicavam os caminhos, os elevadores, as plataformas nas escadas, ....
Pois e, sentimos que aqui somos pessoas mesmo muito importantes!
A chegada e a visita a Cidade Proibida (palacio do imperador, construido no sec xv e aberto ao mundo so no inicio do sec XX, onde os imperadores das dinastias Qing e Ming, viviam com cerca de 4000 comcubinas e seus filhos)foi outra vez de ficar com a boca aberta, pela imensa area, pelo excelente estado de conservacao e pela historia que o envolve...
Terminamos o dia com a visita ao Mercado da Seda (esta sim a verdadeira aventura...depois contaremos) e depois o jantar na aldeia com toda a equipa portuguesa e com a Senhora Dra. Idalia Moniz, Secretaria de Estado Adjunta e da Reabilitacao.
Amanha a noite temos a cerimonia de encerramento e no dia seguinte as 10h30 partiremos para a nossa patria!
Saudades a todos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Entusiasmo,ânimo invencível,persis-tência,espirito de sacrifício,alegria,assunção comple-ta das responsabilidades:assim são os Nossos paraolímpicos!muitos deles competiram,e não digo inglo-riamente,contra adversários que pu-deram preparar-se intensamente,to-dos os dias,durante anos(alguns até
eram desconhecidos nas competições
internacionais)até às Paraolimpía-das2008...Entretanto,muitos dos Nossos(que têm felizmente as suas
profissões)só podiam treinar aos
fins-de-semana e, como no caso da vela adaptada,quando as condições atmosféricas o permitiam...Obrigado
queridos PARAOLÍMPICOS TODOS ,também àqueles que não trazem medalhas impossíveis mas são
Campeões do verdadeiro Espírito Olímpico que, segundo creio não tem
nada a vêr com profissionalismo, mesmo encapotado !
Para que conste este meu desabafo!