segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Agora que chegamos ficam as memórias

O último dia em Pequim foi o fim de festa.


Ainda conseguimos visitar o Tempo do Ceu onde o imperador ia oferecer os sacrificios pela colheitas, e também fomos visitar a rua de compras mais antiga de Pequim que foi recuperada muito recentemente. As lojas ainda não estão ocupadas mas a arquitectura é fantástica.

O Victor Hugo acompanhou-nos nas visitas. Ele é o treinador da equipa brasileira mas é português. Foi várias vezes campeão nacional de Vaurien onde competia contra o Bento. Por isso foi um reencontro emocionante para os dois.

Os chineses ficam deslumbrados com ocidentais e sendo atletas paralímpicos ainda mais. Por isso acedemos várias vezes, como nos dias anteriores, aos seus pedidos para tirarmos fotos com eles. No fim da tarde andamos à procura de pessoas interessadas em trocar equipamentos. Qual não foi o nosso espanto quando chegamos à zona internacional e vimos uma verdadeira feira, com atletas de todas as nações a fazerem as ditas trocas.



No final do dia tivemos a cerimónia de encerramento. Tudo muito bem organizado, autocarros e pessoas sem fim....Claro que a comitiva portuguesa fez, como sempre, um grande sucesso pela indumentária(chapeus e bonecos do Bicas). No estádio a Carmo e o Bento ficaram no relvado e os outros nas bancadas. Ver pela televisão já deve ter sido lindo mas estar a assistir ao vivo aquele espetáculo é inesquecível. A cerimonia foi mágica e ficará para sempre na nossa memória.


Depois da cerimónia de encerramento foi toda a gente jantar na aldeia olímpica, num ambiente de cor dos diferentes equipamentos, alegria e despedidas que faz lembrar o último dia da queima das fitas.

A viagem de regresso correu bem, apesar de ser duro fazer uma viagem de 24 horas, principalmente depois de uma noite "curta". Os Bicas cumpriram a sua última função: quando fomos fazer o check-in demos um à empregada do aeroporto o que parece ter ajudado a que o peso da nossa bagagem fosse regulamentar.

Agora, de regresso ao trabalho, ficam as memórias. A aventura chegou ao fim mas somos hoje, com certeza, pessoas mais ricas do que quando partimos!

Não podemos deixar de agradecer as palavras de apoio e incentivo que nos foram deixando e as visitas pessoais de alguns, que tanto motivaram a Equipa Portuguesa de Vela!

4 comentários:

merus disse...

boa tarde.
Estou a fazer um trabalho para a universidade sobre os paraolimpicos e gostaria muito de poder lhe fazer uma pquena entrevista se poder o meu email e carolinabs_@hotmail.com
cumprimentos e parabens!

Anónimo disse...

boa noite Bento,
tentei encontrar outra forma de entrar em contacto consigo mas até agora nao consegui..
sou estudante de TerapiaOcupacional na Escola Sup. Tecnologias da Saude do Porto e gostava de falar consigo sobre a possibilidade de fazer um workshop num encontro de estudantes de Terapia Ocupacional..
Se por acaso vir este comentario, por favor diga algo para:
mleao.to@hotmail.com, mesmo que a resposta seja negativa..
muito obrigado desde já e parabens por nunca ter desistido

abraço

Anónimo disse...

peço desculpa, enganei-me no mail...

mleao.to@gmail.com

assim é que é =)

abraço

sara disse...

boas, sou estudante de belas artes apesar de estar na vertente da psicologia humana pelo que o meu primeiro trabalho é muito baseado em pessoas com dificuldades motoras ou outro tipo qualquer, e porque nao pegar em grandes exemplos nacionais para um grande e proveitoso trabalho? dai a minha escolha pela equipa tao falada de bento amaral e luisa silvano. o nosso orgulho em portugal, por favor contacte-me saramrdsantos@gmail.com