Depois de duas horas em terra e mais de uma hora na água à espera de vento, realizaram-se ontem, dia 23, as duas primeiras regatas do Campeonato. Depois de um 4º lugar na primeira regata e de um 2º na segunda, estamos em 2º lugar da geral atrás dos surpreendentes singaporenses que ganharam destacados estas duas regatas.
Na 1ª regata, disputada com vento SSW 6/7 nós, um salto de vento no último minuto antes da largada favoreceu largamente a largada da bóia. Apesar de se terem apercebido deste salto, o Bento e Luísa optaram por controlar a largada dos Chineses, que se tinham revelado os adversários mais fortes no dia anterior. Uma excelente largada da bóia por parte dos singaporenses, o seu conhecimento deste difícil campo de regata e a boa velocidade desta tripulação, definiram o primeiro lugar desta regata. O Bento e a Luísa fizeram a primeira bolina em 2º lugar, com andamento regular, seguidos dos Chineses que no final da 1ª popa passaram para o 2º lugar depois de terem optado por fazer a popa pelo bordo oposto, e teoricamente incorrecto. No final da 2ª bolina, a tripulação australiana, conseguiu entrar na bóia em 3º lugar, por o Bento e a Luísa terem saído ligeiramente do layline. Depois de uma popa final muito competitiva o Bento e Luísa chegaram sobreladeados com os autralianos mas em 4º lugar.
Na 2ª regata, já com mais vento (9/10 nós) de SW e também mais mareta e corrente, o Bento e a Luísa optaram por largar livres a barlavento para poderem virar imediatamente de bordo e fazer o bordo melhor. Mais uma excelente largada dos singaporenses, mais a sotavento e conseguindo cruzar à frente da frota (nesta altura os portugueses já iam no bordo correcto e não cruzaram bordos), levou novamente esta tripulação para o 1º lugar, seguidos do Bento e da Luísa.
Toda a regata foi feita mantendo-se estas posições, com a tripulação de Singapura, com bastante adianto. A meio da última bolina o vento baixou para 4-5 nós e os chineses e os ingleses aproximaram-se do Bento e da Luísa. No final a equipa portuguesa cortou a linha de chegada no 3º lugar atrás dos chineses, que foram desclassificados por não terem rondado uma bóia e com isso passado à frente da nossa equipa.
Todos os dias depois de jantar temos feito uma reunião de 30-45 minutos para ver as imagens que o Afonso captou na água e ouvir os seus comentários, ver o que temos que melhorar e definir tácticas para o próximo dia. No dia seguinte, o Afonso segue dentro do SKUD-18 com o Bento e a Luísa para testar afinações e ver as condições do campo de regata. Este procedimento é repetido entre regatas e no regresso a terra.
3 comentários:
Força nisso. Etsamos aqui em Cascais a torcer por vocês, deixem os olhos dessa gente ainda mais em bico.
Beijos e Abraços
Joao Pedro e Familia
Parabéns,
estou atento e a desejar o melhor vento para os vossos objectivos.
um abraço
Miguel Torrão
Um abraço para o outro lado do mundo, tão longe e tão perto daqueles que nos fazem voar nas asas do sonho, sentindo no rosto a fresca brisa marinha, o corpo tremendo como velas ao vento.
Força, campeões. Sois a nossa chama e a nossa glória!
Joaquim Margarido
Enviar um comentário